2024 marca os 30 anos da morte de Ayrton Senna, um dos maiores pilotos da história do automobilismo mundial.
O dia 1° de maio de 1994, que se tornou inesquecível na memória de todos, modificou a programação da TV.
Como era comum, todo domingo, os brasileiros acordavam cedo para acompanhar mais um grande prêmio de Fórmula 1 na Globo.
Na corrida em Ímola, Senna largou na frente. Na sexta volta, sua Williams bateu na curva Tamburello.
Foram quase 20 minutos, ao vivo e sem cortes, com o público acompanhando os médicos tentando salvar Ayrton.
Agonia no ar
A corrida continuou. Galvão Bueno não escondia a preocupação e a tristeza pelo fato. Roberto Cabrini seguia ao vivo, por telefone, atualizando o estado de saúde do piloto.
A programação da Globo continuou de forma normal, mas a vinheta do Plantão entrava toda hora no ar, para a aflição de todos.
Às 13h40 (horário de Brasília), Cabrini deu a notícia que ninguém gostaria de dar: Senna estava morto.
Um domingo melancólico
O Domingão do Faustão foi diferente do habitual. Fausto Silva demonstrava tristeza. O programa não exibiu as Vídeo Cassetadas e as Olimpíadas do Faustão.
José Wilker e Murilo Benício, do elenco de Fera Ferida, falaram sobre a tragédia, assim como a cantora Roberta Miranda. A todo instante, a atração era interrompida para exibição de imagens de Ímola. O Domingão terminou de forma melancólica – isso viria a se repetir em 2013, na tragédia da Boate Kiss.
O Fantástico derrubou o script, passando a exibir inúmeras matérias sobre o acidente e a trajetória de Ayrton Senna, com entrevistas e imagens de arquivo.
Pedro Bial falava direto do Instituto Médico Legal, ao lado de Roberto Cabrini e Reginaldo Leme, transmitindo as últimas informações sobre o ocorrido. A revista eletrônica foi transmitida em conjunto com a SIC, rede de TV portuguesa, fato inédito até então.
Notícia em todos os canais
A concorrência também noticiou a morte de Ayrton. A Band, que transmitia ao vivo o Show do Esporte, parou sua programação para dar as informações sobre a tragédia em San Marino e a reação de esportistas e jornalistas.
Já o SBT, que exibia o Programa Silvio Santos totalmente gravado, exibiu flashes em sua programação com Ivo Morganti nos estúdios do Aqui Agora. O programa SBT Esporte, que era exibido após a Sessão das Dez, fez uma cobertura extensa sobre a tragédia, que dominaria o noticiário até 5 de maio, data em que Ayrton Senna foi sepultado em São Paulo.
GIPHY App Key not set. Please check settings