A releitura de Pai Herói em curso na HBO Max é baseada na novela exibida pela Globo. A emissora abriu mão de boa parte das obras de Janete Clair (1925-1983), o que possibilitou a atualização de ‘Pai’ para o streaming. Neta de Janete, Renata Dias Gomes responde pelo remake.
A coluna apurou que o contrato da Globo com os herdeiros de Janete Clair e Dias Gomes (1922-1999) expirou tempos atrás. Vários textos da autora foram adquiridos por um produtor mexicano que busca lançar adaptações no exterior – entre eles, Selva de Pedra (1972).
Os direitos de Pai Herói foram negociados pela HBO Max com tal produtor. Logo, diferente do que fora cogitado inicialmente, a nova versão é baseada no folhetim de 1979 e não na radionovela que serviu de ponto de partida para o mesmo, Um Estranho na Terra de Ninguém (1958).
Recentemente, a Globo estabeleceu um novo compromisso com os filhos do casal que fez história com suas criações, especialmente no período de consolidação da rede de TV, na virada dos anos 1960 para 1970. O acordo inclui poucos títulos assinados por Janete Clair e muitos dos escritos por Dias.
Meu herói, meu bandido
Oficialmente, a HBO Max não confirma a nova versão de Pai Herói. O projeto, contudo, já é uma realidade. Com o roteiro em andamento, a plataforma de streaming agora trabalha para definir a produtora responsável pelos trabalhos e os principais nomes do elenco. Elizabeth Savala está na lista de desejos dos envolvidos.
Savala interpretou a protagonista Carina em 1979. A bailarina, herdeira da família Limeira Brandão, enfrentava um casamento infeliz com César Reis (Carlos Zara) até se apaixonar perdidamente por André Cajarana (Tony Ramos). Os dois se separaram quando Carina foi dada como morta num atentado supostamente arquitetado por André.
O mocinho também mantinha relações com Ana Preta (Glória Menezes), figura popular ligada ao bandido Bruno Baldaracci (Paulo Autran). Foi Baldaracci o responsável pelo crime que manchou a honra do pai de André. A busca deste para inocentar o genitor guiou o enredo e levou ao batismo da novela – embalada pelo hit Pai, de Fábio Jr.
Patrulha com Gottino
Âncora do Balanço Geral SP, Reinaldo Gottino amplia o tempo de tela na Record nesta quarta-feira (21). Ele assume a série Patrulha das Fronteiras, antes conduzida por Cesar Filho. Os episódios inéditos destacam a rotina de trabalhos das equipes de controle de alfândega e do departamento de biossegurança de portos e aeroportos pelo mundo.
O foco, contudo, vai estar no Brasil. Convidados e especialistas vão detalhar, no bate-papo com Gottino, a legislação brasileira sobre fronteiras, dos objetos permitidos nas bagagens ao uso de animais treinados para a busca de material suspeito.
“É um desafio muito grande participar de um programa como esse e uma alegria também. É um programa muito interessante, dinâmico. A gente não dará só a notícia do país, mas também traremos para a realidade do Brasil, como, por exemplo, ‘aí no Brasil, pode entrar com esse material?’ Em alguns países, é proibido’”, adianta o jornalista.
GIPHY App Key not set. Please check settings