Nesta segunda-feira (25), a Globo estreia a nova versão de Elas por Elas. A emissora também prepara o remake de Renascer, com lançamento previsto para janeiro. Ainda, a atualização de Vale Tudo em 2025. No segundo semestre de 2024, através da HBO Max, a releitura de Dona Beja, clássico da Manchete. Estamos em uma nova onda de remakes? Esse é o tema do segundo episódio do podcast Novelesco, do qual participei.
Papo de noveleiros
Idealizado pelo roteirista, storyteller e pesquisador Gil Marcel, o projeto entra em sua quarta temporada discutindo, entre outros temas, as Helenas de Manoel Carlos, a trinca de ouro de Walcyr Carrasco às 18h e os folhetins voltados para o terror, o mistério e o sobrenatural.
“O Novelesco é um produto independente, criado por noveleiros, mas que vai além da comunidade noveleira. Ser noveleiro está no sangue do brasileiro, é uma dramaturgia muito nossa”, comenta Gil, que desenvolveu o podcast em meio à pandemia de coronavírus, a consequente interrupção de produções inéditas e as muitas reprises.
Desde a primeira temporada, a produtora multimídia Larissa Lovisi divide com Gil Marcel a bancada do podcast. Nas temporadas anteriores, os dois, sempre acompanhados de um convidado especial, discutiram os clichês, as marcas reconhecíveis dos autores, o gênero ‘quem matou?’ e as emoções dos últimos capítulos.
“Quando falamos assuntos como as trilhas sonoras que marcaram nossas vidas, por exemplo, furamos a bolha e trazemos para essa conversa pessoas que, até então, não se viam como noveleiras”, aponta Larissa.
Bastidores
A diversidade de assuntos e a identificação com a audiência fez com que o Novelesco figurasse na lista 6 podcasts para quem ama novelas, do Buzzfeed. O projeto já ultrapassou a marca de 20 mil ouvintes únicos nas plataformas de streaming.
Para levar conteúdo de qualidade, Gil e Lari apostam em pesquisas e na elaboração de roteiros com base nos conhecimentos relacionados ao gênero e nas próprios vivências com a produção audiovisual. O trabalho segue após as gravações, com a edição.
“Quando finalizamos a captação do áudio, aí é que começa a diversão de colar tudo sem perder o ritmo, e inserir as trilhas e referências no lugar certo, para que o episódio dialogue com quem está ouvindo”, relata Gil Marcel, que, na quarta temporada, passou a editar os episódios ao lado do designer e filmmaker Yuri Almeida.
No episódio A nova onda de remakes, Gil Marcel, Larissa Lovisi e eu discutimos, além da volta de Elas por Elas, o êxito de Pantanal (2022), a escolha dos títulos, as expectativas do público quanto às ligações entre original e regravação e as tramas que merecem atualização.
Ouça aqui:
GIPHY App Key not set. Please check settings