A atriz, autora e diretora Jandira Martini faleceu nesta segunda-feira (29), aos 78 anos. Ela lutava contra um câncer de pulmão.
Marcos Caruso, amigo, colega de cena e parceiro de texto, divulgou a notícia em suas redes sociais.
“Jandira Martini, minha maior amiga e prova que os opostos se atraem e se completam. Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com sua partida”, escreveu o ator.
Amor pelo teatro
Jandira nasceu em Santos, litoral paulista, e se formou em Letras. Logo depois, estudou interpretação na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo. Em 1967, fez sua primeira peça, Joana d’Arc Entre as Chamas.
Foi no teatro que Martini mostrou seu talento na atuação, na direção e no texto. Porca Miséria, comédia escrita por ela e Marcos Caruso, foi um grande sucesso. O espetáculo ficou anos em cartaz, tornando-se um marco do teatro paulistano.
Personagens cativantes
Na televisão, Jandira Martini atuou em várias novelas. Um dos grandes destaques de sua trajetória no veículo foi Teodora Abdala, de Sassaricando (1987).
Em 1994, ela assinou com o SBT e viveu Dona Genu, vizinha da protagonista Dona Lola (Irene Ravache), em Éramos Seis.
Na emissora de Silvio Santos, ela também esteve em Sangue do Meu Sangue (1995) e Brava Gente (1996) – todas ao lado de Caruso.
Sucesso na Globo
De volta à Globo, em 2001, Jandira trabalhou em Os Maias e foi um dos destaques de O Clone, dando vida a Zoraide. Esses dois trabalhos foram fundamentais para que a atriz se firmasse no elenco global.
A Casa das Sete Mulheres (2003), América (2005), Amazônia – De Galvez a Chico Mendes (2007), Desejo Proibido (2007), Caminho das Índias (2009), Escrito nas Estrelas (2010) e Morde & Assopra (2011) foram alguns de seus projetos na casa. Sua última novela foi Salve Jorge (2012), como Vó Farid.
Desde então, Jandira Martini se manteve afastada da televisão, envolvida com poucos trabalhos no cinema e no teatro, sua grande paixão. Aos 78 anos, a artista se despede da vida, dos palcos e das telas deixando obras inesquecíveis.
GIPHY App Key not set. Please check settings