Antonio Calloni, que vive Belarmino, vem sendo bastante elogiado por sua atuação forte e vibrante no remake de Renascer. Nesta segunda-feira (29), ator e personagem deram adeus à novela da Globo.
Com Belarmino morto em uma emboscada, logo após dar cabo de Firmino (Enrique Diaz), a dúvida que fica para o público é sobre a autoria do assassinato. Na versão de 1993, o mistério demorou a ser desvendado.
Além de Belarmino e Firmino, a resolução do conflito envolverá José Inocêncio (Humberto Carrão / Marcos Palmeira).
Em busca de vingança
Em choque após tomar conhecimento da morte do marido, Nena (Quitéria Kelly), sem opção, aceita a proposta de Inocêncio. Ela vende a fazenda para o coronelzinho e vai embora de Ilhéus com os filhos.
Só que Nena não esquecerá de Belarmino. Ela atribui a culpa do assassinato a José Inocêncio.
O tempo passa e Mariana (Theresa Fonseca) entra na vida do fazendeiro e de seu filho, João Pedro (Juan Paiva). Os dois vão disputar o amor dela. O que ambos não sabem é que a mulher é neta de Belarmino e está na fazenda deles para se vingar.
Quem matou Belarmino em Renascer?
Caso Bruno Luperi siga à risca o roteiro de seu avô, Benedito Ruy Barbosa, o público só saberá do mandante do crime na metade da trama.
Mariana não vai vingar a morte de Belarmino e José Inocêncio, mesmo sabendo do parentesco da moça com o rival, permite que ela siga ao lado dele.
José Inocêncio nega para todo mundo que foi o responsável pela morte do fazendeiro, inclusive para Mariana, que o coloca na parede. Porém, tudo vem à tona após uma conversa com Lívio – padre em 1993, pastor em 2024.
Sem saída
No roteiro original, após o fazendeiro negar o envolvimento no crime, Padre Lívio solta uma frase reveladora e acaba com o mistério.
“Eu acredito que tenha partido de você o tiro que despachou o pobre. Você não roubou o defunto, mas apenas entregou na mão da mulher dele, a vó de Mariana, o dinheiro que você já tinha dado a ele. Ou não?”, questionou Lívio, deixando Inocêncio quieto e sem reação.
Cabe lembrar que, na primeira versão, José Wilker respondeu por Belarmino, Betty Erthal por Nena e Adriana Esteves pela neta deles, Mariana. Leonardo Vieira e Antonio Fagundes viveram José Inocêncio em fases distintas. Lívio coube a Jackson Costa e João Pedro a Marcos Palmeira.
GIPHY App Key not set. Please check settings