América: Canal Viva pode exibir beijo gay censurado pela Globo?

Carinho entre Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) foi gravado, mas não exibido

Bruno Gagliasso (Zeca) e Erom Cordeiro (Júnior) em América (Márcio de Souza / Globo)

América (2005) estreou no Canal Viva no último dia 27. A novela de Gloria Perez ocupa a faixa das 23h, com reapresentação no dia seguinte às 13h45 e maratona nas noites de domingo. Com o retorno, muitos espectadores se questionam: o Viva vai exibir o beijo de Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro), vetado pela Globo?

A resposta é não. A série documental Orgulho Além da Tela, disponibilizada pelo Globoplay em 2021, revelou que a gravação do carinho entre os rapazes não existe mais. Após repercutir o romance do casal, com depoimentos de Gloria, Erom e do jornalista Jorge Luiz Brasil, o documentário informou:

“O material gravado e não exibido é apagado. A cena do beijo não existe mais nos registros da Globo”.

Conflitos e corte

Em Orgulho Além da Tela, Gloria Perez revelou os bastidores em torno da decisão da Globo contra a exibição do carinho de Júnior e Zeca.

“Esse beijo foi gravado sete vezes. E como a gente sabia que era uma ‘coisa problemática’, ele foi gravado a maneira daqueles filmes das décadas de 40 e 50, de Hollywood, aqueles beijos bem clichês. Mesmo assim, teve uma reunião com toda a diretoria, onde os beijos foram passados, aí um votava contra, o outro a favor… Isso no dia, com todo mundo esperando pra ver o beijo gay”, rememorou.

“A cena era exatamente a que foi ao ar, com mais 10 segundos. A cena foi cortada”, lamentou Erom Cordeiro.

A emissora só liberou o beijo entre dois homens em 2013, com Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) de Amor à Vida. Nos últimos tempos, carinhos incisivos entre Ramiro (Amaury Lorenzo) e Kevin (Diego Ramiro) e Menah (Camilla Damião) e Mara (Renata Gaspar), de Terra e Paixão, foram evitados. O mesmo se deu com Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman), de Vai na Fé.

Escrito por Duh Secco

Sou apaixonado por TV e novelas desde a infância. Passei pelo blog Agora é Que São Eles e pelos sites Canal VIVA, RD1 e TV História. As análises, informações exclusivas e matérias sobre bastidores de produções do passado e do presente se estenderam às redes sociais. Agora, me dedico a um espaço próprio, sempre empenhado em levar o melhor do audiovisual aos que me acompanham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Malu Mader

Longe da TV, Malu Mader se dedica a filme com Antonio Fagundes

Queridos Amigos - André Luiz Frambach e Dan Stulbach

Globoplay resgata Queridos Amigos, de Maria Adelaide Amaral, em 2024