Dona de casa vira modelo no remake de Vale Tudo para debate sobre etarismo

Globo mira mercado prateado com alterações em trajetória de personagem

Iris Bruzzi, a Eunice da primeira versão de Vale Tudo, e Edvana Carvalho (Bazilio Calazans - Manoella Mello / Globo)

O remake de Vale Tudo vai expandir a discussão sobre etarismo proposta na versão original. Casados há 10 anos, Bartolomeu (Luis Melo) e Eunice (Edvana Carvalho) vão enfrentar situações díspares relacionadas ao mercado de trabalho. Enquanto Bartolomeu busca se recolocar como jornalista, Eunice receberá um convite para se tornar modelo de campanhas para o público 60+.

A atualização da autora Manuela Dias preserva o conflito de Bartolomeu. Em 1988, então defendido por Cláudio Corrêa e Castro, o personagem sofreu com suas muitas tentativas de adaptação à tecnologia – o computador, por exemplo, ainda era novidade – e de retorno às atividades em sua área profissional. Ele atuou na revista Tomorrow antes de se fixar na Paladar, empresa do ramo alimentício de Raquel (Regina Duarte).

Já Eunice, dona de casa na primeira versão, a cargo de Íris Bruzzi, agora será uma costureira requisitada tanto pelo mercado da moda, quanto pelo segmento audiovisual. Após ser convocada para um ensaio dedicado ao público 60+, ela enfrenta o machismo do marido numa trama que, conforme material enviado pela Globo ao mercado publicitário, pretende discutir a revalorização da mulher no âmbito familiar.

Economia prateada em Vale Tudo

Substituta de Mania de Você às nove, Vale Tudo pretende focalizar o etarismo também pelo “aspecto construtivo”. Bartolomeu e Eunice são apontados pelo documento distribuído pela emissora como pessoas com “poderes de consumo afirmados”. O mesmo vale para as irmãs Celina (Malu Galli) e Odete Roitman (Debora Bloch). A ideia é exaltar o mercado prateado, formado por pessoas acima dos 60 anos. Tal grupo “corresponde a 23% da massa de renda do Brasil”, segundo a Globo.

Bartolomeu, cabe destacar, é pai de Ivan (Renato Góes). Os dois estão sempre às voltas com os cuidados com Leila (Carolina Dieckmann) e Bruno (Miguel Mouro), a ex-mulher e o filho de Ivan. Já Eunice é mãe de Fernanda (Ramille), estudante de veterinária que mantém boa relação com a família do padrasto.

Taís Araujo e Bella Campos respondem pelas protagonistas Raquel e Maria de Fátima. Mãe e filha possuem visões completamente opostas de vida, especialmente no que tange à honestidade. Fátima vende a casa da família em Foz do Iguaçu, Paraná, e segue para o Rio de Janeiro, buscando ascender socialmente. Raquel sai no encalço da cria, empreendendo com o seu talento para a culinária. Ela se envolve com Ivan.

A releitura do clássico de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères estreia em 31 de março, como parte das celebrações dos 60 anos da Globo.

O elenco reúne Cauã Reymond, Alexandre Nero, Paolla Oliveira, Alice Wegmann, Humberto Carrão, Matheus Nachtergaele, Karine Teles, Luis Salem, João Vicente de Castro, Luís Lobianco, Thiago Martins, Belize Pombal, Leandro Firmino, Lucas Leto, Maeve Jinkings, entre outros.

Antonio Pitanga e Júlio Andrade participam dos primeiros capítulos. Pitanga viverá Salvador, pai de Raquel sempre questionado pela neta, Maria de Fátima, acerca de sua retidão de caráter. Júlio fará Rubinho, ex-marido da heroína, às voltas com delírios de grandeza, mas incapaz de investidas criminosas como as da filha.

Escrito por Duh Secco

Sou apaixonado por TV e novelas desde a infância. Passei pelo blog Agora é Que São Eles e pelos sites Canal VIVA, RD1 e TV História. As análises, informações exclusivas e matérias sobre bastidores de produções do passado e do presente se estenderam às redes sociais. Agora, me dedico a um espaço próprio, sempre empenhado em levar o melhor do audiovisual aos que me acompanham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

O Privilégio de Amar - Adela Noriega e René Strickler

O Privilégio de Amar ganha nova data de estreia no Globoplay

O Outro - Francisco Cuoco

Exclusivo! Globoplay define data para resgate da novela O Outro