Umas das figuras que chama a atenção do público em Renascer é Zinha, interpretada pela atriz Samantha Jones.
O papel existia na primeira versão, que foi ao ar, também na Globo, em 1993. Porém, com uma diferença: Zinha era Zinho!
Cosme dos Santos foi quem deu vida a Zinho, grande amigo de João Pedro, papel que foi de Marcos Palmeira e hoje é de Juan Paiva.
Um imenso rancor no peito
Na trama original, Zinho tinha um grande rancor de José Augusto (Marco Ricca). Ele culpava o primogênito de José Inocêncio (Antonio Fagundes) por não ter evitado a morte de seu pai, Jupará (Gésio Amadeu).
Na segunda versão, Zinha também carregou mágoa do personagem, defendido por Renan Monteiro – Inocêncio compete a Marcos Palmeira; Jupará coube a Evaldo Macarrão.
Com a mudança, porém, a personagem ganhou outros conflitos. O principal deles envolve a orientação sexual.
Corações a mil
Nos primeiros capítulos de Renascer, Zinha parecia demonstrar sentimento pelo caçula de José Inocêncio. João Pedro também chegou a acreditar que poderia existir algo além da amizade. Os dois, contudo, entenderam que não havia possibilidade de um romance.
Logo depois, Zinha descobriu o interesse por uma pessoa do mesmo sexo, a professora Lu (Eli Ferreira). Ela também se interessou por Joaninha (Alice Carvalho), esposa de Tião Galinha (Irandhir Santos). A moça deve ficar com Lilith (Lucy Alves), sanfoneira que desembarcou em Ilhéus recentemente.
Samantha Jones tem 26 anos e já marcou presença em outras duas novelas. Ela viveu Adel em Um Lugar ao Sol (2021) e Ciça em Todas as Flores (2022). Além de Renascer, a atriz está escalada para Reencarne, série do Globoplay que será lançada em 2025.
GIPHY App Key not set. Please check settings