Novela afetada pela censura, Um Sonho a Mais será resgatada pelo Globoplay

Produção estrelada por Ney Latorraca foi preservada pela Globo

Ney Latorraca como Volpone / Anabela em Um Sonho a Mais (Divulgação / Globo)

O Globoplay vai disponibilizar, em data ainda não definida, a novela Um Sonho a Mais. A trama foi escrita por Daniel Más e exibida pela Globo em 1985, no horário das sete. De acordo com matéria de Vítor Antunes para o site Heloisa Tolipan, a obra foi preservada e será integrada ao Projeto Resgate.

‘Sonho’ foi lançada em meio ao fim da ditadura militar e o consequente esvaziamento da censura. Mesmo assim, a produção sofreu com vários cortes e personagens “cancelados”.

À frente do enredo, Ney Latorraca, com cinco personagens diferentes – o milionário Antônio Carlos Volpone e suas muitas identidades.

Disfarces na busca pela inocência

A novela conta a história de Volpone, que fugiu do Brasil após ser acusado da morte do pai de sua noiva.

Ele retorna ao país depois de 20 anos para provar sua inocência. Com a ajuda de Mosca (Marco Nanini), Volpone cria vários disfarces, driblando seus inimigos.

Entre os personagens desenvolvidos por ele estão o médico Nilo Peixe, o advogado Augusto Melo Sampaio e o motorista André Silva, além da prestativa e recatada secretária Anabela Freire.

Para ajudar seu amigo, Mosca cria Florisbela, braço direito de Anabela. E Lula (Antônio Pedro) assume o papel de Clarabela. O que poderia ser uma história engraçada virou um choque pra censura.

Polêmicas e mais polêmicas

O público também ficou surpreso com a entrada da divertida sexóloga Olga Del Volga (Patrício Bisso). A personagem foi bem aceita pelos espectadores, mas o regime militar não gostou nada e mandou cortar as cenas com Olga.

Outro ponto, que hoje seria levado com bom humor e sem restrições, foi o casamento de Anabela e Pedro Ernesto (Carlos Kroeber) e o selinho dos dois. A orientação dada a Globo após essa passagem de Um Sonho a Mais era que a personagem de Ney Latorraca fosse retirada da trama aos poucos.

Quase 40 anos depois, o público terá a chance de ver uma novela que sofreu com a hipocrisia da censura, que só chegou ao fim entre 1988 e 1989. Contudo, a data de disponibilização ainda não é conhecida.

Escrito por Fabio Marckezini

Fabio Marckezini é jornalista e escreve sobre televisão desde 2017. No YouTube, ele resgata a história da televisão por meio de seu canal, o Arquivo Marckezini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Bambolê - Sandra Bréa

Símbolo da luta contra a Aids, Sandra Bréa será homenageada em série

Show de Calouros

Patricia Abravanel resgata atração que marcou a história de Silvio Santos